Final Fantasy XIV, novo MMORPG da Square-Enix, teve confirmada sua data de lançamento, porém só a versão PC sairá em 09/2010. A versão de PS3 será adiada para 2011 e o Xbox 360 corre risco de não receber o game.
A versão para PC terá uma edição limitada lançada antes da versão normal e conterá um DVD de extras, um mapa de Eorzea (mundo onde se passará o game) e um livreto com artes conceituais, tudo isto em uma embalagem exclusiva. Tal edição limitada custará US$74.99 (cerca de R$ 135,00) enquanto a versão “standard” custará US$49.99 (aproximadamente R$ 90,00). A mensalidade para o acesso será US$12.99 (aproximadamente R$ 23,40).
Agora vamos às versões para os consoles.
O Playstation 3 teve seu lançamento adiado devido a ajustes que serão necessários, pois, de acordo com Hiromichi Tanaka, produtor do game, tal versão não suportará os 1080p, que serão suportados na versão para PC. O game será adaptado para suportar a resolução máxima de 720p.
Já na Microsoft o assunto é mais sério. Tanaka revelou que a Square-Enix não tem planos para o game no Xbox 360. Tal decisão foi tomada pelo sistema “fechado” da Xbox Live, sistema este que não permite o compartilhamento de informações com outras plataformas e sistemas, impedindo assim a interação dos possíveis usuários do game no Xbox 360 com os usuários do PC (!!!) e PS3.
A falta de interesse por parte da Square-Enix em levar FF XIV para o X360 pode ser explicada pelo descaso que a Microsoft tem para com games de RPG orientais. Tal tese ganha força quando analisamos o fato de que Final Fantasy XI foi lançado para o console da Microsoft com um serviço online ruim, que não teve a divulgação e assistência necessária ao título.
Cabe aos fãs do Xbox 360 e da franquia Final Fantasy esperar para ver o desenrolar desta história e torcer para que tudo se acerte para que FF XIV tenha a sua versão para o 360 como ocorreu com o FF XIII.
Nenhum comentário:
Postar um comentário