terça-feira, 6 de julho de 2010

HQ e RPG

Sempre achei que esses dois universos deveriam andar juntos. É dificil conhecer um jogador de RPG que não se interesse por HQ e vice-versa. No entanto, o mais comum sempre foi um hiato entre as editoras que publicam as duas categorias de literatura (sim, eu considero tanto RPG quanto HQ literatura!). Havia algumas publicações que tentavam trazer o universo (principalmente de super-heróis) dos quadrinhos para o RPG, mas não o inverso.

DC ADVENTURES Hero's HandbookUm exemplo clássico desse tipo de publicação é o Mutants & Masterminds, no Brasil - Mutantes & Malfeitores, publicado pela Jambô Editora. Trata-se de um RPG no qual os personagens são super-heróis típicos das HQs. O jogo simula tão bem o universo dos heróis que teve anunciado para breve o lançamento do livro DC ADVENTURES Hero's Handbook, com capa de Alex Ross e tudo para você jogar no mundo de Super-homem, Batman, Flash, Aquaman etc.

Existiram outras publicações que tentaram trazer o universo dos quadrinhos e dos mangás para o RPG, tais como o GURPS Supers e o BESM. E ainda outras muito mal sucedidas, que nem vale a pena citar aqui.

Vikings: MidgardMas essa relação sempre foi uma via de mão única. Não vimos (ou pelo menos eu não conhecia até agora) um universo dos RPGs sendo interpretado e publicado em quadrinhos. No Brasil o que temos de mais próximo é o nosso Vikings: Guerreiros do Norte, cujas introduções de ambos os livros são histórias em quadrinhos que visam ambientar o leitor acerca do universo. O projeto do Vikings, aliás, era bem mais amplo, pois tinha o objetivo de lançar várias HQs com histórias dos guerreiros nórdicos, atualizando o cenário e dando aos jogadores a oportunidade e acompanhar o desenvolvimento do universo (infelizmente esbarramos na eterna dificuldade de se publicar neste país).

Felizmente, a Wizards of The Coast parece que percebeu este hiato existente entre as HQs e o RPG e anunciou a produção de histórias em quadrinhos baseados em sua maior publicação - o Dungeons & Dragons. Serão séries de HQs baseadas nos universos do D&D, sendo a primeira delas com base no mundo dos livros básicos da 4a edição do RPG. Depois, aparentemente teremos Dark Sun e Forgotten Realms. Ou seja, o principais mundos do RPG mais jogado do planeta transferidos para os quadrinhos. Além de ser uma ótima forma de mostrar aos jogadores o universo sob um outro tipo de mídia, é também uma oportunidade excelente de divulgar o RPG e fazer com que leitores de quadrinhos não se interessem em somente ler as ações dos personagens, mas também realizá-las.

Para quem não sabe ou não se lembra, foi o D&D que deu origem ao saudoso desenho animado Caverna do Dragão (no ar até hoje na Globo), o que foi um modo fantástico de se popularizar o jogo. Espero que com essas HQs algo semelhante possa acontecer. E espero, ainda, que a Devir, como detentora dos direitos do D&D no Brasil e editora também especializada em quadrinhos, traga essas HQs para o país. Seria legal ver o D&D preenchendo as bancas tupiniquins...

Preview da primeira HQ de Dungeons & Dragons:

D&D HQ - Capa D&D HQ 1 D&D HQ 2 D&D HQ 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário